sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Só sabem dizer mal das praxes académicas!

As aulas recomeçaram! As Universidades têm agora novos alunos… os caloiros!
As praxes sempre foram criticadas por muitos, mas nos últimos tempos as críticas têm aumentado. Será que estas críticas têm realmente fundamento? É verdade que, por vezes, são feitas coisas menos correctas nas praxes, mas acredito vivamente que na maioria das universidades isso não funcione assim.
No debate televisivo de quinta à noite na SIC (02.10.2008), a imagem que passou das praxes académicas do nosso país não foi a melhor, aliás, não foi a imagem em si, mas sim o que aqueles três senhores estiveram para lá a dizer. Num debate é suposto haver pessoas que defendem uma posição e outras que defendem o oposto. Neste debate houve apenas um lado! O único objectivo daquilo, pareceu-me, foi o de influenciar negativamente as pessoas que não têm uma opinião muito favorável sobre a praxe! A contestá-la ainda mais! A tentar dar uma imagem de que quem praxa apenas quer mostrar a sua superioridade aos caloiros, que quer mandar, ridicularizar, ofender, obrigar os caloiros a humilharem-se perante os outros! A maioria dos praxantes não quer ridicularizar ninguém, não quer ofender! Tentaram dizer que se tratam os caloiros ‘abaixo de cão’! Será assim tão difícil de perceber que a praxe é uma forma de fazer com que os novos alunos conheçam pessoas novas, aprendam, se divirtam, conheçam sítios diferentes (…)?! aprende-se tanto com a praxe! Eu sei que nem em todos os sítios é assim, mas na maioria é. Só que no nosso país cada vez que se fala em praxe apenas se sabe dizer mal! Criticam-se os Doutores, defendem-se os ‘coitadinhos dos caloiros’… enfim! Ninguém é obrigado a ir à praxe. Quem não gosta não vai!
Retomando ao debate da SIC… passaram imagens de Braga, (da melhor Universidade do país, Universidade do Minho… :P), enquanto passavam as imagens, aquilo que dizia o jornalista nada tinha em comum! Enquanto ele descascava nos doutores e ridicularizava as praxes, viam-se muitíssimos caloiros na gargalhada! A SER PRAXADOS TODOS FELIZES! E não era, ao contrário do que disse o repórter, uma praxe assim só porque nos encontravamos na presença de um canal de televisão! Os caloiros que estão na praxe gostam!
Deixem de dizer que as praxes estão cada vez mais violentas! Eu penso que o que está a acontecer é exactamente o oposto. Mas para o caso daqueles que não sabem realmente praxar, e para aqueles que não sabem o que é a verdadeira praxe, olhem para o exemplo da Universidade do Minho!

3 comentários:

Malainho disse...

Sem dúvida que sempre houve, há e haverá abusos nas praxes, o nosso objectivo deveria ser acabar com esses abusos e penalizar quem os "comanda".
A praxe é uma forma de integração, por vezes não será a mais correcta, mas é com boas intensões. Todos se divertem na praxe, alguns são mais tímidos e não têm tanto à vontade para fazer as certas brincadeiras e sentem-se pressionados e alguns acabam por "quebrar" (chorar), mas este não é o intuito da praxe.
Já que se fala do debate da SIC, quero simplesmente dizer a uma nossa colega da UMinho que para lá escreveu... escrevês-te algo que dizia que não é a capa negar que nos dá mais valor, e tens razão, também concordo quando dizes para não cederem e fazerem algo com que se sintam mal, até aqui tudo bem, mas dizer para não se sujeitarem "só para usar o traje"????? Cara colega, todos podem usar o traje, sendo a favor ou anti praxe, mas apenas os que foram praxados é que podem praxar.
Em suma, caloiros que foram enganados por esta colega, façam o que quiserem o traje será sempre o símbolo supremo da nossa Universidade e nada vos impedirá de o usarem ;)

p.s. O nosso Prometeu também é um belo símbolo da Universidade

Hugo Carvalho disse...

em primeiro lugar gostaria de dizer te que achei o artigo muito interessante. mas o motivo k me levou a deixar o comentario foi outro.
reparei ao ver o teu perfil que es da cidade de amarante, tal como eu, e como estamos a tentar criar uma associação juvenil gostaria de te informar para, se caso estiveres interessada paticipares.
o objectivo é poder desenvolver projectos em diversas areas, mediante o nosso ramo de estudo.
por outro lado essa associação serviria parar fomentar a participação dos jovens na sociedade, juncionando assim como um espaço de exposição e debate de ideias. deixo aqui o meu contacto email. se achares interessante a iniciativa aproveita e diz alguma coisa.
desculpa usar desta forma o teu blog
hugo_c_carvalho@hotmail.com

C. disse...

Finalmente alguém a falar bem das praxes!!!